Quarta, 26 de Junho de 2013

PME Digital diversifica iniciativas antes de completar um ano

A instituição de um prémio para a Melhor Empresa PME Digital ou a promoção de workshops de capacitação de agentes são acções que estão a ser preparadas no âmbito do PME Digital, que também acolheu novos parceiros.

Lançado pelo Ministério da Economia em Novembro de 2012, com o forte apoio da ACEPI e a parceria do IAPMEI, o PME Digital pretende tornar mais tecnológicas 30 mil micro e pequenas empresas, no espaço de três anos, facilitando o acesso a pacotes de ferramentas, serviços e formação a preços reduzidos, que contribuam para melhorar em pelo menos 5% a sua produtividade.

Depois de sete meses no terreno, “o balanço é muito positivo, não só pela notoriedade que atingiu, mas também pelos resultados efectivos de contacto com todas as zonas do país, num sector de pequenas e microempresas que não está habituado a que este tipo de iniciativas se desloque aos locais onde operam”, considera João Baracho, coordenador do PME Digital pela ACEPI.

Numa primeira fase, já terminada, o programa contou com um roadshow de promoção traduzido na realização de 22 workshops, divididos pelos 18 distritos de Portugal Continental entre 16 de Novembro de 2012 e 5 de Março último.

Sem revelar dados concretos, João Baracho mostra que o balanço destes primeiros meses é positivo. “O interesse dos parceiros tecnológicos que permitiram o investimento realizado, o apoio das associações sectoriais e regionais que permitiram a montagem dos roadshows em tempo recorde e a custos reduzidos, os convites de entidades diversas para iniciativas colaterais e o fluxo de informação gerado, atestam um interesse que ultrapassa as previsões mais optimistas”.

Ainda longe de completar um ano no terreno, as metas para tal período já estão superadas. “Ultrapassámos o numero previsto de parceiros, somámos inúmeras iniciativas e aumentámos o espectro de áreas a abordar”, indica João Baracho.

Tendo começado apenas com o apoio dos parceiros e das associações sectoriais, a parceria que junta ME, ACEPI e IAPMEI estendeu a acção a uma colaboração mais abrangente com a Administração Publica Central e Local, “não só com o objectivo de apoiar as iniciativas de modernização administrativa mas também apoiar autarquias e comunidades intermunicipais no desenvolvimento do tecido empresarial regional”.

Entre as iniciativas de futuro já planeadas está a promoção, com a Academia de PME do IAPMEI, de workshops de capacitação de Agentes PME Digital, o lançamento do prémio da Empresa PME Digital do Ano, assim como a criação de um prémio para a melhor iniciativa de economia digital na administração Pública, entre outros.